Tratamento Acupunctura

Massagem Tuiná

Fitoterapia Chinesa

Acupuntura - Filomena Silva 

Das várias perguntas que me foram fazendo sobre a acupunctura ao longo destes anos, a que mais se repete é sem dúvida esta: A acupunctura também dá para isso?
Por vezes, é alguém que quer saber se é indicado para o problema de um amigo ou familiar, mas na maior parte dos casos trata-se mesmo de uma pergunta em tom de espanto! E curiosamente, quem coloca esta pergunta está precisamente a fazer tratamentos de Medicina Tradicional Chinesa e Acupunctura para tratar dos seus problemas, mas, ainda assim não tem noção do quão longe a Medicina Tradicional Chinesa e a Acupunctura podem ir!
Um tratamento de acupunctura começa sempre com uma consulta através da qual vamos chegar ao diagnóstico e identificar o padrão de desequilíbrio. E é a partir daí que definimos o tratamento para aquela situação e para aquela pessoa. E isto é feito em todos os casos! Ou seja, qualquer que seja a condição, a partir do momento em que é possível ser feito um diagnóstico, também é possível estabelecer um tratamento!


Durante muitos anos, a acupunctura esteve – e está ainda hoje – muito associada ao tratamento da dor, em particular dores osteo-articulares. E, se é verdade que tem resultados surpreendentes nessa área, não se fica por aí. Basta vermos a lista que consta de um relatório elaborado pela OMS com a indicação de doenças e distúrbios que podem ser tratados com acupunctura http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/42414/1/9241545437.pdf (pág. 23 a 26) como por exemplo: ansiedade, asma, diabetes, fertilidade, menopausa, tonturas, fibromialgia... entre tantas outras.
E sem esquecer as aplicações estéticas - seguindo sempre a filosofia subjacente que consiste em tratar a causa e não apenas os sintomas, -  que apresentam resultados fantásticos desde a primeira sessão, com aplicações em emagrecimento, celulite, estrias, rugas, pigmentação, olheiras, aumento de lábios e muito mais.....!
Portanto, a resposta é “Sim, a acupunctura também dá para isso!